Cursos online Unicamp

Descubra uma variedade de cursos online oferecidos pela UNICAMP através da Extecamp. Nossos cursos são ministrados por professores renomados e abrangem diversas áreas do conhecimento.

AMPLIE SUAS POSSIBILIDADES

PROSPECÇÃO, PRIORIZAÇÃO E APOIO À DECISÃO

Cursos em destaque

Confira os cursos com inscrições abertas durante os meses de Abril e Maio.

Aproveite a oportunidade e faça já sua inscrição. Vagas limitadas.

GEO-0031 - Curso de Extensão

GESTÃO DE PROJETOS NA ENGENHARIA

FEE-0232 - Curso de Extensão

CONHEÇA CHINA


FCM-1888 - Curso de Difusão

ANÁLISE DE DADOS EM EMPREENDEDORISMO COM O GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR (GEM)

FCA-0158 - Curso de Difusão

TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADAS ÀS ENGENHARIAS DE PROCESSOS

FEQ-0480 - Formação de Especialistas

GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CET-0800- Especialidade Profissional

GESTÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

FEA-0200 - Aperfeiçoamento Profissional

MINERAÇÃO PARA DADOS COMPLEXOS

INF-0610 - Curso de Extensão

GESTÃO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS

FEA-0100 - Aperfeiçoamento Profissional

PREPARANDO APRESENTAÇÕES CIENTÍFICAS

FIS-0026 - Curso de Difusão

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

FEM-0721 - Curso de Extensão

ENGENHARIA E ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE BANCO DE DADOS

CET-0600 -Especialidade profissonal

Principais benefícios

Amplie seus conhecimentos, enriqueça seu currículo e esteja preparado para o mercado de trabalho. Explore temas relevantes e contribua para a sociedade enquanto se aprofunda em áreas específicas. A Extecamp da Unicamp oferece oportunidades incríveis para sua jornada de aprendizado contínuo.

Exploração de temas relevantes


Os cursos de extensão oferecem a oportunidade de explorar conceitos e temas relacionados à sua área de formação

Contribuição à sociedade


A extensão universitária promove a aplicação prática do conhecimento acadêmico para atender às necessidades da comunidade externa à instituição

Horas complementares para a graduação


Muitas instituições reconhecem os cursos de extensão como horas complementares para a graduação, enriquecendo seu currículo acadêmico

Preparação para o mercado de trabalho


Os cursos de extensão ajudam a acompanhar as atualizações e demandas do mercado, desenvolvendo competências técnicas e interpessoais

Aprofundamento em um tema específico


Os cursos de extensão permitem que você se aprofunde em um tópico de seu interesse, adquirindo conhecimentos mais avançados e especializados em uma área específica.

Diferencial no currículo


Participar desses cursos cria um diferencial no seu currículo, destacando seu comprometimento com a aprendizagem contínua.

Outros cursos com inscrições abertas

GESTÃO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS: CONFIABILIDADE E SEGURANÇA DE PROCESSOS

Informações gerais do curso:

Sigla: FEQ-0360.

Oferecimento: 003.

Unidade: FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA.

Disciplinas que compõem o curso: 
FEQ-0361 LIDERANÇA DE PESSOAS EM AMBIENTES INDUSTRIAIS - OBRIGATÓRIA
FEQ-0362 COMPORTAMENTO HUMANO: RELAÇÃO COM SEGURANÇA DE PROCESSO E CONFIABILIDADE INDUSTRIAL - OBRIGATÓRIA
FEQ-0363 PROCESSOS INDUSTRIAIS - OBRIGATÓRIA
FEQ-0364 CONFIABILIDADE OPERACIONAL - OBRIGATÓRIA
FEQ-0365 GESTÃO DE MANUTENÇÃO E INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS - OBRIGATÓRIA
FEQ-0366 TÉCNICAS DE OTIMIZAÇÃO APLICADAS À CONFIABILIDADE DE PROCESSOS - OBRIGATÓRIA
FEQ-0367 ANÁLISE ECONÔMICA COMO FERRAMENTA PARA GESTÃO DE CONFIABILIDADE - OBRIGATÓRIA
FEQ-0368 TÉCNICAS DE ANÁLISE DE RISCO - OBRIGATÓRIA
FEQ-0369 SEGURANÇA OPERACIONAL - OBRIGATÓRIA
FEQ-0370 PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS - OBRIGATÓRIA
FEQ-0371 TRATAMENTOS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS - OBRIGATÓRIA
FEQ-0372 SISTEMAS DE DISPOSIÇÃO FINAL - OBRIGATÓRIA
FEQ-0373 TRABALHO DE FINAL DE CURSO (MONOGRAFIA) - OBRIGATÓRIA

Pré-requisito: NÍVEL SUPERIOR COMPLETO.

Tipo do curso: FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS.

Certificação: Certificado.

Público-alvo: Qualquer profissional com formação de nível superior.


http://ins.extecamp.unicamp.br/url_curta/7aaw9


ENGENHARIA DE PROJETOS

Informações gerais do curso:

Sigla: FEQ-1700.

Oferecimento: 002.

Unidade: FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA.

Disciplinas que compõem o curso: 
FEQ-1701 INTRODUÇÃO - OBRIGATÓRIA
FEQ-1702 PROJETO CONCEITUAL - OBRIGATÓRIA
FEQ-1703 PROJETO BÁSICO - OBRIGATÓRIA
FEQ-1704 FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS PARA ENGENHARIA DE PROJETOS - OBRIGATÓRIA
FEQ-1705 FOLHA DE DADOS DE EQUIPAMENTOS - OBRIGATÓRIA
FEQ-1706 FOLHA DE DADOS DE INSTRUMENTOS - OBRIGATÓRIA
FEQ-1707 FOLHA DE TABULAÇÃO DE EMERGÊNCIA - OBRIGATÓRIA
FEQ-1708 PROJETO DE DETALHAMENTO - OBRIGATÓRIA
FEQ-1709 PROJETO DE DETALHAMENTO PARA TUBULAÇÕES - OBRIGATÓRIA
FEQ-1710 PROJETO DE DETALHAMENTO ELÉTRICO - OBRIGATÓRIA
FEQ-1711 PROJETO DE DETALHAMENTO CIVIL - OBRIGATÓRIA
FEQ-1712 DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA DO PROJETO - OBRIGATÓRIA
FEQ-1713 VISITAS A INDÚSTRIAS QUÍMICAS DA REGIÃO - OBRIGATÓRIA
FEQ-1714 TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO / TCC - OBRIGATÓRIA

Pré-requisito: NÍVEL SUPERIOR COMPLETO.

Tipo do curso: FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS.

Certificação: Certificado.

Público-alvo: O curso é direcionado a profissionais que tem interesse em projetos.


http://ins.extecamp.unicamp.br/url_curta/a7xbd

ENGENHARIA E ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE BANCO DE DADOS

Informações gerais do curso:

Sigla: CET-0600.

Oferecimento: 017.

Unidade: FACULDADE DE TECNOLOGIA.

Disciplinas que compõem o curso: 
CET-0602 ENGENHARIA DE REQUISITOS DE BANCO DE DADOS - OBRIGATÓRIA
CET-0603 PROJETO DE BANCOS DE DADOS - OBRIGATÓRIA
CET-0604 PROGRAMAÇÃO E OTIMIZAÇÃO EM SQL - OBRIGATÓRIA
CET-0607 SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES - OBRIGATÓRIA
CET-0609 SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO MASSIVO DE DADOS - OBRIGATÓRIA
CET-0610 DATA WAREHOUSE - OBRIGATÓRIA
CET-0611 MINERAÇÃO DE DADOS - OBRIGATÓRIA
CET-0612 VISUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES - OBRIGATÓRIA
CET-0614 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - CET-0600 - OBRIGATÓRIA
CET-0615 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE BANCOS DE DADOS - OBRIGATÓRIA
CET-0616 ARQUITETURAS DE ALTO DESEMPENHO PARA BANCO DE DADOS - OBRIGATÓRIA
CET-0617 POLÍTICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE BANCOS DE DADOS - OBRIGATÓRIA
CET-0618 GESTÃO E GOVERNANÇA DE DADOS - OBRIGATÓRIA
CET-0619 BANCOS DE DADOS APLICADOS À INTERNET DAS COISAS - OBRIGATÓRIA
CET-0620 BANCOS DE DADOS NÃO-RELACIONAIS - OBRIGATÓRIA
CET-0621 APRENDIZADO DE MÁQUINA NA ANÁLISE DE DADOS - OBRIGATÓRIA

Pré-requisito: NÍVEL SUPERIOR COMPLETO.

Tipo do curso: ESPECIALIDADE PROFISSIONAL.

Certificação: Certificado.

Público-alvo: Graduados de cursos superiores nas áreas de informática e computação e profissionais que atuam na área de sistemas de informação..


http://ins.extecamp.unicamp.br/url_curta/0focw

GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Informações gerais do curso:

Sigla: CET-0800.

Oferecimento: 015.

Unidade: FACULDADE DE TECNOLOGIA.

Disciplinas que compõem o curso: 
CET-0801 DIMENSÕES DA GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - OBRIGATÓRIA
CET-0804 GESTÃO DO CONHECIMENTO - OBRIGATÓRIA
CET-0805 GESTÃO DE SERVIÇOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - OBRIGATÓRIA
CET-0807 GESTÃO DA SEGURANÇA E CONTINUIDADE - OBRIGATÓRIA
CET-0812 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - CET-0800 - OBRIGATÓRIA
CET-0817 GESTÃO DE INFORMAÇÕES - OBRIGATÓRIA
CET-0819 ENGENHARIA E GESTÃO DE PROCESSOS - OBRIGATÓRIA
CET-0820 GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS - OBRIGATÓRIA
CET-0821 DIREITO DIGITAL - OBRIGATÓRIA
CET-0822 ARQUITETURA CORPORATIVA ORGANIZACIONAL - OBRIGATÓRIA
CET-0823 QUALIDADE DOS ATIVOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - OBRIGATÓRIA
CET-0824 GOVERNANÇA CORPORATIVA E SUSTENTABILIDADE (ESG) - OBRIGATÓRIA
CET-0825 INOVAÇÃO ESTRATÉGICA E EMPREENDEDORISMO - OBRIGATÓRIA
CET-0826 TRANSFORMAÇÃO DIGITAL - OBRIGATÓRIA
CET-0827 POLÍTICAS, PLANEJAMENTOS ESTRATÉGICOS E PLANOS - OBRIGATÓRIA
CET-0828 GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA - OBRIGATÓRIA
CET-0829 GESTÃO DE PROJETOS E PROGRAMAS EM TIC - OBRIGATÓRIA

Pré-requisito: NÍVEL SUPERIOR COMPLETO.

Tipo do curso: ESPECIALIDADE PROFISSIONAL.

Certificação: Certificado.

Público-alvo: Graduados de cursos superiores nas áreas de informática e computação e profissionais que atuam na área de Tecnologia da Informação como bacharéis que atuam em áreas relacionadas com a administração de tecnologias e engenheiros envolvidos com a gestão, projetos e processos em TI.


http://ins.extecamp.unicamp.br/url_curta/aiiq0

Cursos de longa duração

FORMAÇÃO EM METODOLOGIAS DE ENSINO PARA PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA I

Informações gerais do curso:

Sigla: CEL-0426.

Unidade: CENTRO DE ENSINO DE LÍNGUAS.

Ementa: Discussão de metodologias de ensino mais relevantes; integração de tecnologia em contextos de aprendizagem; avaliação e feedback; competência cultural; desenvolvimento profissional..

Pré-requisito: NÍVEL SUPERIOR COMPLETO.

Tipo do curso: DIFUSÃO.

Certificação: Os cursos de difusão emitem ATESTADO quando são PRESENCIAIS e DECLARAÇÃO DE FREQUÊNCIA quando são à distância.

Público-alvo: Professores da rede pública e do setor privado..

Professor(a) responsável: JOACYR TUPINAMBAS DE OLIVEIRA

Professor(es) do curso: GABRIEL GARBAR.


http://ins.extecamp.unicamp.br/url_curta/2myzi

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Informações gerais do curso:

Sigla: FEA-0103.

Unidade: FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

Ementa: Autoconhecimento para a liderança, estado de ego e vírus comportamental, eneagrama, coaching para aumento de produtividade e relacionamento, a estrutura de um departamento de recursos humanos estratégico, comunicação, gestão de conflitos, resistências às mudanças, gestão participativa, trabalhos em grupo e criatividade..

Pré-requisito: NÍVEL SUPERIOR COMPLETO.

Tipo do curso: DISCIPLINA.

Certificação: Atestado.

Público-alvo: Destina-se a engenheiros de alimentos e de processos, ou ainda profissionais que tenham necessidade destes conhecimentos..


http://ins.extecamp.unicamp.br/url_curta/6tx9i

PRINCÍPIOS DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS

Informações gerais do curso:

Sigla: FEA-0221.

Unidade: FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

Ementa: Principais processos de conservação de alimentos. Segurança de alimentos na cadeia produtiva de produtos de origem vegetal e animal..

Pré-requisito: NÍVEL SUPERIOR COMPLETO.

Tipo do curso: DISCIPLINA.

Certificação: Atestado.

Público-alvo: Gestores, Chefes de Grupos, Responsáveis e Consultores na área de CQ e Sistemas de Segurança Alimentar. Ele é voltado, primordialmente, aos profissionais que necessitam do conhecimento técnico como ferramentas de gestão. Não serão oferecidos treinamentos em técnicas laboratoriais..


http://ins.extecamp.unicamp.br/url_curta/15erz

MÉTODO DOS ESTADOS LIMITES, AÇÕES E CARREGAMENTOS NAS ESTRUTURAS

Informações gerais do curso:

Sigla: FEC-0171.

Oferecimento: 014.

Unidade: FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL, ARQUITETURA E URBANISMO.

Ementa: Método dos estados limites. Ações. Combinações das ações. Carregamentos. Forças devidas ao vento em edificações..

Pré-requisito: NÍVEL SUPERIOR COMPLETO.

Tipo do curso: DISCIPLINA.

Certificação: Atestado.

Público-alvo: Engenheiro Civil/Engenheiro de Estruturas.


http://ins.extecamp.unicamp.br/url_curta/0l46t

DEEP LEARNING PARA REDES DE COMPUTADORES

Informações gerais do curso:

Sigla: INF-0530.

Oferecimento: 012.

Unidade: INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO.

Ementa: Técnicas de aprendizado em profundidade e orientadas a dados de logs (redes neurais, redes neurais profundas, redes convolucionais, redes recorrentes), registros e sensores para predição de tráfego de rede e detecção de ataques e comportamentos suspeitos em redes. Desenvolvimento de uma aplicação para intrusion detection system (IDS) e predição de tráfego de rede utilizando deep learning. Trabalhos práticos em laboratório..

Pré-requisito: NÍVEL SUPERIOR COMPLETO.

Tipo do curso: DISCIPLINA.

Certificação: Atestado.

Público-alvo: Profissionais de computação com necessidade de embasamento teórico e atualização tecnológica na área de redes de computadores. Carreiras paralelas: engenharia, física, matemática e estatística..


http://ins.extecamp.unicamp.br/url_curta/06725

CÁLCULO E DIMENSIONAMENTO DE TERÇAS, VIGAS E PILARES DE AÇO

Informações gerais do curso:

Sigla: FEC-0178.

Oferecimento: 013.

Unidade: FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL, ARQUITETURA E URBANISMO.

Ementa: Ações e Segurança nas Estruturas. Combinações das Ações. Perfis Laminados e Soldados de Aço. Dimensionamento de Terças. Dimensionamento de Vigas. Dimensionamento de Pilares. Cálculo e Dimensionamento de Pórticos de Aço..

Pré-requisito: NÍVEL SUPERIOR COMPLETO.

Tipo do curso: DISCIPLINA.

Certificação: Atestado.

Público-alvo: Engenheiro Civil e Engenheiro de Estruturas.


http://ins.extecamp.unicamp.br/url_curta/27q1z

MICRO-ORGANISMOS PATOGÊNICOS EM ALIMENTOS

Informações gerais do curso:

Sigla: FEA-0406.

Oferecimento: 010.

Unidade: FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

Ementa: Toxi-infecções veiculadas por alimentos. Bacillus cereus, Clostridium perfringens, Clostridium botulinum, Estafilococos enterotoxigênicos, Salmonella, Escherichia coli patogênicas, Shigella, Yersinia, Vibrio, Campylobacter, Listeria monocytogenes: características, ecologia, mecanismos de patogenicidade e medidas de controle de patógenos de importância em alimentos. Micro-organismos patogênicos incomuns e emergentes..

Pré-requisito: NÍVEL SUPERIOR COMPLETO.

Tipo do curso: DISCIPLINA.

Certificação: Atestado.

Público-alvo: O curso é dirigido àqueles interessados em aprofundar seus conhecimentos técnicos e científicos na área de microbiologia de alimentos. Potenciais interessados correspondem à profissionais de indústrias, consultores, centros de pesquisa, entidades reguladoras, graduados na área de alimentos ou em cursos afins, como Engenheira de Alimentos, Química, Engenharia Química, Biologia, Biomedicina, Farmácia e Bioquímica, Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia de Bioprocessos, Medicina Veterinária, Zootecnia, Ciência de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Ciência e Tecnologia de Laticínios e demais formações.


http://ins.extecamp.unicamp.br/url_curta/egbil

Cursos de curta duração

A COMPLEXIDADE SENSÍVEL: UM PARALELO ENTRE ARTE E VIDEOGAMES

Este curso oferece respaldo aos interessados em atuar como desenvolvedores, pesquisadores e docentes na área do jogos, tendo como foco o entendimento destes como partes integrantes da cultura contemporânea e do cenário artístico atual.

Serão apresentados conceitos fundamentais às discussões dos videogames vistos como expressões culturais e artísticas. 

Através de videoaulas explanativas, leituras recomendadas, entrevistas com especialistas, exercícios reflexivos e discussões em grupo, serão transmitidos conhecimentos com o intuito de iniciar os interessados no tema ou mesmo enriquecer o repertório daqueles que já atuam na área.

Embora este curso seja fundamentalmente teórico, pretendemos criar uma ponte entre as esferas acadêmica e mercadológica. 

Para isso, incentivamos a aplicação pragmática através da proposição de uma avaliação por pares. 

Os alunos serão levados a rascunhar o projeto de um videogame e compartilhá-lo com os colegas, tendo a chance de refletir sobre o feedback recebido.

O objetivo principal deste oferecimento é propiciar embasamento adequado aos estudantes interessados em explorar as relações entre videogames e arte.


https://www.coursera.org/learn/videogames

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS ANDROID

Este curso tem como objetivo propiciar um primeiro contato com a Programação para Dispositivos Móveis que operam na plataforma Android. 

O Android Studio será utilizado como ambiente de desenvolvimento desde o início do curso e você receberá dicas de como obter ajuda quando alguma tarefa estiver consumindo mais tempo do que o necessário. 

Ao solucionar problemas por conta própria, você irá adquirir a autonomia necessária para concluir projetos de programação.

Ao final do curso, você desenvolverá um aplicativo. Para que você seja capaz de concluir o projeto final, nós listaremos algumas ferramentas que estão a sua disposição, além de materiais que mostram como utilizar essas ferramentas. 

Dessa forma, ao final do curso, você terá aprendido a (i) utilizar o ambiente de desenvolvimento, (ii) desenvolver uma interface gráfica simples com elementos pré-definidos, (iii) adicionar comportamento a essa interface gráfica e (iv) criar um aplicativo que interage com o usuário. Você não precisa ter muita experiência na linguagem Java para concluir este curso. 

Entretanto, é recomendável que você tenha um conhecimento básico de programação em Java. Você pode optar por estudar esses conceitos antes do início do curso e ainda buscar informações online quando algum aspecto da linguagem Java não ficar muito claro apenas com o material do curso.


https://www.coursera.org/learn/introducao-aplicativos-android

PENSAMENTO CRÍTICO, LÓGICA E ARGUMENTAÇÃO

Depois de concluir este curso, o aluno estará equipado com ferramentas para analisar a validade e a força de todos os tipos de declarações e argumentos, de propaganda a artigos de opinião na política e na mídia, veredictos de tribunais e debate geral.

Os alunos serão mais persuasivos na redação de ensaios argumentativos, debates, apresentações orais e até mesmo na compreensão de ideias filosóficas. Você, o aluno, também estará mais bem armado para distinguir a verdade de “fatos alternativos” e “notícias falsas”, e para compreender e refutar atitudes negacionistas.

O principal objetivo deste curso é torná-lo capaz de reconhecer e refutar comportamentos irracionais e falácias (erros de raciocínio), bem como aprimorar seus próprios argumentos.

Este curso teve a participação de:

Eliara Santana
Jornalista e doutora em Linguística, especialista na Análise do Discurso


Robson Rodrigues Monteiro
Produtor cultural 


Elnio Junior
Produtor audiovisual


https://www.coursera.org/learn/pensamento-critico-argumentacao

INTRODUÇÃO À ECONOMIA DO TRABALHO: TEORIAS E POLÍTICAS

O Curso é uma iniciativa pioneira do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT) do Instituto de Economia da UNICAMP. Todas as aulas são ministradas por pesquisadores do CESIT.

O objetivo é apresentar a área de estudos da Economia do Trabalho, mapeando os principais temas, delimitando; atores, ordenamento e tensões, explicando os conceitos e indicadores mais usados, identificando as questões teóricas mais debatidas no Brasil e mostrando como as instituições e as políticas públicas estruturam o mercado de trabalho e regulam as relações de emprego. O Curso é composto de 20 aulas, agrupadas em 5 partes:


Parte 1 – Delimitação da área de estudo da Economia do Trabalho


Parte 2 – Teorias sobre o mercado de trabalho


Parte 3 – Políticas para o mercado de trabalho


Parte 4 – Teorias sobre relações de trabalho


Parte 5 – Regulação social do trabalhoCada aula é acompanhada por sugestões de leitura para aprofundamento do estudo no respectivo tema.


Em suma, o Curso foi pensado para oferecer a um público diversificado a oportunidade de obter uma visão abrangente sobre questões atuais do mundo do trabalho.

Créditos - Coordenação: Marcelo Proni; Subcoordenação: Hugo Dias; Suporte administrativo: Maria Aparecida Quina de Souza; Gravação e edição audiovisual: Prime Comunicação Integrada;Produção, edição, seleção, montagem e revisão: Lucas Bressan de Andrade e Pietro Borsari.

ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA INFORMACIONAL E DIÁLOGO INTERCULTURAL - UNESCO E UNICAMP

Este curso quer pensar junto com você sobre um fenômeno recente no Brasil, que é a presença de uma grande quantidade de informação via mundo digital. Vamos mostrar diferentes caminhos do que podemos fazer com essa quantidade incrível de midias e como participar da construção de conteúdo digital de maneira sóbria e segura. 

Além disso, nós fomos buscar conselhos de várias lideranças comunitárias, e você terá acesso a suas percepções e análises nos videos de cada semana do curso. Querer saber o que pensa quem é diferente de nós é sempre um bom início de investigação.

Há uma tradição de pensar a filosofia contemporânea no Brasil como um modo de pensar a nossa realidade. Os filósofos são aqueles que pensam sobre o mundo, sobre o que acontece no mundo, e que nos atualizam com reflexões sobre a nossa vida e as nossas relações

https://www.coursera.org/learn/alfabetizacao-midiatica

SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS

Por que as informações na área da saúde são tão conflitantes? Existe algum lugar em que a informação sobre saúde é confiável? O que devo considerar ao deparar com alguma novidade que parece mágica? Como o sistema de saúde é afetado por essas questões?

Essas e outras perguntas nortearam o curso Saúde Baseada em Evidências. Além dessas reflexões, são apontados aspectos sobre o desenvolvimento de pesquisas médicas que fornecem subsídios para uma interpretação mais apurada dos fatos.Este curso reflete a experiência dos tutores no ensino desses tópicos para diversos públicos e soma-se a outras estratégias desenvolvidas no Brasil na área.

https://www.coursera.org/learn/sbe

COSMETOLOGIA EM PROL DO ENVELHECIMENTO COM SAÚDE E BELEZA

Esse curso foi planejado com muito cuidado e dedicação visando trazer conhecimentos clássicos e atuais sobre o processo de envelhecimento, produtos cosméticos e as múltiplas vias de atuação de substancias ativas aplicadas em produtos para prevenção e atenuação dos sinais de envelhecimento da pele.

Serão abordados conceitos técnicos teóricos e aplicados referentes às formulações cosméticas, principais ativos aplicados na prática de intervenção cosmética, usados para prevenir o envelhecimento cutâneo precoce, e também para cuidar da pele madura; adicionalmente será apresentado uma abordagem atual sobre os métodos de avaliação de eficácia de matérias-primas e produtos cosméticos, além de uma explanação de leitura crítica de elementos constituintes de rotulagem de produtos e orientação sobre ações educativas em saúde da pele.

O objetivo é trazer ao aluno uma visão geral e capacitada sobre cosméticos e principais ativos empregados para manutenção da saúde e juventude da pele, bem como sobre técnicas não invasivas de análise da pele, que são amplamente utilizadas nas avaliações clínicas de eficácia destes produtos.

Este conteúdo é um convite especial para grande diversidade de público, apresentando conhecimentos para profissionais, pesquisadores e estudantes entusiastas pela ampla área da cosmetologia, que é multidisciplinar e engloba ciências biológicas, farmácia, química, ciências dermatológicas, etc.Este curso representa o esforço coletivo da equipe formada por mim, pelo Pesquisador Dr Silas Arandas Monteiro e Silva e pela Pesquisadora e Mestre Mariane Massufero Vergilio, todos nós experientes na área de desenvolvimento e cuidado cosmético.As aulas que preparamos contam com o apoio de materiais complementares, e exercícios de fixação. As lições têm como objetivo abordar de maneira intuitiva conceitos importantes sobre a Cosmetologia.

Nosso curso foi preparado com muito carinho e dedicação e esperamos que o mesmo traga conhecimentos importantes para quem quer aprender um pouco mais sobre as múltiplas facetas desta intrigante e encantadora ciência que está por trás dos produtos cosméticos.


Sejam todos bem vindos!


Profa Dra Gislaine Ricci Leonardi

https://www.coursera.org/learn/cosmetologia

COSMETOLOGIA - DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA DE MANIPULAÇÃO DE COSMÉTICOS

Esse curso foi planejado com muito cuidado e dedicação visando demonstrar como são preparadas algumas formulações cosméticas para prevenção e atenuação dos sinais de envelhecimento da pele, visando contribuir com a formação de profissionais interessados em cosmetologia.

Serão abordados conceitos referentes à manipulação de formulações cosméticas, contendo ativos aplicados na prática de intervenção cosmética, usados para prevenir o envelhecimento cutâneo precoce, e também para cuidar da pele madura.Neste segundo curso o foco será a demonstração da manipulação, e discussão de fórmulas usadas para prevenir, ou melhorar, os sinais de envelhecimento da pele.O objetivo é trazer ao aluno uma visão geral sobre a produção de seis tipos diferentes de fórmulas cosméticas, bem como fomentar a discussão sobre este processo.

Este conteúdo é um convite especial para profissionais e pesquisadores capacitados da área da cosmetologia, contemplando farmácia, química, dermatologia, etc.

Este curso representa o esforço coletivo da equipe formada por mim, pelo Pesquisador Dr Silas Arandas Monteiro e Silva e pela Pesquisadora e Mestre Mariane Massufero Vergilio, todos nós experientes na área de desenvolvimento e cuidado cosmético.As aulas que preparamos contam com o apoio de materiais complementares, e exercícios de fixação. 

As lições têm como objetivo abordar de maneira intuitiva conceitos importantes sobre a Cosmetologia.

Nosso curso foi preparado com muito carinho e dedicação e esperamos que o mesmo traga conhecimentos importantes para quem quer aprender um pouco mais sobre as múltiplas facetas desta encantadora ciência que está por trás dos produtos cosméticos.


Sejam todos bem vindos!


Profa Dra Gislaine Ricci Leonardi

https://www.coursera.org/learn/cosmeticos

CONCEITOS BÁSICOS DE LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN

Neste curso o aluno irá desenvolver habilidades que permitam criar soluções para problema operacionais típicos usando conceitos básicos da Logística e do Supply Chain: Transporte, Estoques, Informação e Nível de serviço.

Transporte e Distribuição: O aluno irá analisar a demanda e oferta de transporte, os custos e modais disponíveis e desenvolver uma solução de distribuição integrada ao demais componentes da cadeia de suprimentos.Estoque e Armazenagem: O aluno irá analisar as necessidades dos consumidores, interpretar seus resultados da demanda para propor um modelo aderente de previsão, além de definir políticas de manutenção de estoque (puxado e empurrado) e definir critérios para sistemas de armazenagem.Ciclo de Pedido e Nível de serviço: a interface entre a logística e as demais áreas da organização como vendas, marketing e produção é fundamental para o alinhamento estratégico. O aluno irá interpretar as necessidades dos clientes internos e externos para calcular o ciclo de atendimento ao cliente e ajustar o nível de serviço adequado.


https://www.coursera.org/learn/conceitos-basicos-logistica

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS - AMOSTRAGEM

Nesse curso, você irá entender um ingrediente fundamental da revolução digital: a amostragem, que permite que sinais como músicas e imagens sejam armazenados e processados em dispositivos digitais.


https://www.coursera.org/learn/pds

ESCOLA 4.0: EDUCAÇÃO E CULTURA MAKER NO CONTEXTO DA NOVA BNCC - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Este curso é para professores, diretores, coordenadores e entusiastas do ensino com tecnologia, da cultura Maker e do Aprendizado Baseado em Projetos. Nosso conteúdo foi pensado para o ensino fundamental 2 e médio.


https://www.coursera.org/learn/escola4pontozero

PLURALIDADES EM PORTUGUÊS BRASILEIRO: EXPLORANDO A COMPREENSÃO ORAL E ESCRITA EM NÍVEL INTERMEDIÁRIO

Pluralidades em Português Brasileiro is a five-week long online self-access course whose aim is to expand intercultural awareness and develop upper intermediate/advanced reading and listening comprehension skills regarding Brazilian Portuguese as a foreign language. An extra week was added to expand the topics of the course.

From a pluralist perspective, the course aims at exploring cultural topics and linguistic diversity. The course activities are based on contextualized use of Brazilian Portuguese in several communicative situations. Oral, written and multimodal texts are used to develop reading and listening comprehension skills, which requires prior knowledge of Brazilian Portuguese. The course also focus on vocabulary and grammar expansion, pronunciation awareness, meta-cognitive skills and critical thinking.


https://www.coursera.org/learn/brasileiro-portugues

FUNDAMENTOS PARA A INDICAÇÃO RACIONAL DOS PRINCIPAIS EXAMES DE RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

RELACIONADOS À SAÚDE DA MULHER


Informações gerais do curso:

Sigla: FCM-1500.

Oferecimento: 001.

Unidade: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS.

Ementa: O curso abordará os conceitos de rastreamento e diagnóstico por imagem no contexto da saúde da mulher. Serão apresentadas e discutidas detalhadamente as recomendações para a solicitação dos principais métodos de imagem (raios-x simples e contrastados, densitometria, mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética) segundo as principais instituições relacionadas à saúde da mulher, como o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Os conceitos serão explicados e exemplificados com o auxílio de dezenas de casos clínicos..

Pré-requisito: NÍVEL MÉDIO COMPLETO.

Tipo do curso: DIFUSÃO CIENTÍFICA.

Certificação: Os cursos de difusão emitem ATESTADO quando são PRESENCIAIS e DECLARAÇÃO DE FREQUÊNCIA quando são à distância.

Público-alvo: Alunos da graduação em medicina, médicos residentes, médicos da saúde da família, ginecologistas e obstetras, mastologistas, radiologistas e administradores de recursos da saúde de modo geral..


http://ins.extecamp.unicamp.br/url_curta/9i628

REVISÃO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES PARA ÁREA DA SAÚDE

Informações gerais do curso:

  • Sigla: FIS-0025.
  • Oferecimento: 004.
  • Unidade: INSTITUTO DE FÍSICA GLEB WATAGHIN.
  • Ementa: Revisão de fundamentos de física atômica e nuclear, radioatividade e decaimento radioativo, decaimento alfa, beta e gama, interação da radiação ionizante com a matéria, efeito fotoelétrico, Compton e criação de pares, grandezas e unidades associadas à radiação ionizante, atividade, exposição, kerma e dose, instrumentação nuclear, principais tipos de detectores de radiação, estatística de detecção, eficiência de detecção, produção de raio-X, e fundamentos de proteção radiológica, blindagem, monitoramento e limites. .
  • Pré-requisito: Nenhum.
  • Tipo do curso: DIFUSÃO.
  • Certificação: Os cursos de difusão emitem ATESTADO quando são PRESENCIAIS e DECLARAÇÃO DE FREQUÊNCIA quando são à distância.
  • Público-alvo: Físicos médicos, médicos radiologistas, médicos nucleares, radioterapeutas e outros profissionais que atuam em áreas relacionadas à radiação ionizante. Professores de física ou de outras áreas da ciência do ensino médio de superior. .
  • Professor(a) responsável: JUN TAKAHASHI
  • Professor(es) do curso: MARIA EMILIA SEREN TAKAHASHI , JUN TAKAHASHI.


http://ins.extecamp.unicamp.br/url_curta/0n11v

PREPARANDO APRESENTAÇÕES CIENTÍFICAS

Informações gerais do curso:

  • Sigla: FIS-0026.
  • Oferecimento: 002.
  • Unidade: INSTITUTO DE FÍSICA GLEB WATAGHIN.
  • Ementa: Conceitos gerais sobre apresentações, importância, formatos, tipos e objetivos. Estrutura geral de apresentações, importância do título, da formatação dos slides e da conclusão. Dicas para o preparo dos slides e dicas sobre o que fazer antes e como se preparar para fazer uma boa apresentação..
  • Pré-requisito: Nenhum.
  • Tipo do curso: DIFUSÃO.
  • Certificação: Os cursos de difusão emitem ATESTADO quando são PRESENCIAIS e DECLARAÇÃO DE FREQUÊNCIA quando são à distância.
  • Público-alvo: Alunos de graduação e pós graduação que precisam preparar uma apresentação, como defesas, qualificações, seminários, palestras e colóquios, e outros. Qualquer pessoa interessada no assunto ou que precisa elaborar e se preparar para uma apresentação..
  • Professor(a) responsável: JUN TAKAHASHI
  • Professor(es) do curso: JUN TAKAHASHI.


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DESVENDANDO A FORMAÇÃO DOS FÓSSEIS

Informações gerais do curso:

Sigla: GEO-0126.

Oferecimento: 001.

Unidade: INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS.

Ementa: Conceitos básicos de paleontologia. Definição de fóssil. Processos geradores de rochas. Fossildiagênese. Ambientes de formação dos fósseis. Tipos de fossilização: permineralização, substituição, moldes e impressões, carbonificação, concreções, tipos de preservação excepcional. Métodos de análise geoquímica dos fósseis..

Pré-requisito: Nenhum.

Tipo do curso: DIFUSÃO.

Certificação: Os cursos de difusão emitem ATESTADO quando são PRESENCIAIS e DECLARAÇÃO DE FREQUÊNCIA quando são à distância.

Público-alvo: Interessados em compreender a dinâmica da formação dos fósseis e seus detalhes, assim como as técnicas que podem ser usadas nestes estudos..


http://ins.extecamp.unicamp.br/url_curta/7rwa8

PLANO DE AULA: UMA REVISÃO SOBRE NÚMEROS RACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO

Informações gerais do curso:

  • Sigla: MAT-1203.
  • Oferecimento: 001.
  • Unidade: INSTITUTO DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA.
  • Ementa: O plano de aula apresentado neste curso é focado em retomar alguns conceitos sobre números racionais e suas diferentes representações. Através da composição de figuras retangulares, as atividades gradativamente ficam mais complexas. As atividades sugeridas no plano de aula permitirão: a discussão de como são feitas transformações entre as diferentes representações dos números racionais; a consideração sobre o significado visual de valores maiores do que 100%; discussão de situações onde cada representação pode ser mais adequada (incluindo cuidados com dízimas periódicas); e a retomada de alguns dos significados de operações com fração. As atividades propostas no curso buscam não só apresentar os itens do plano de aula, mas também oferecer aos participantes a oportunidade de refletir sobre os conteúdos abordados em cada item e considerar suas potencialidades para a sala de aula. Para isso, elaboramos itens que contém resoluções de estudantes para serem analisadas, discussões dos erros e dúvidas mais comuns e de conceitos centrais que irão contribuir para o uso do plano de aula em sala de aula. Além disso, sugerimos uma dinâmica de aplicação das atividades para que os estudantes tenham oportunidade de discutir, refletir e participar ativamente da aula..
  • Pré-requisito: Nenhum.
  • Tipo do curso: DIFUSÃO.
  • Certificação: Os cursos de difusão emitem ATESTADO quando são PRESENCIAIS e DECLARAÇÃO DE FREQUÊNCIA quando são à distância.
  • Público-alvo: O público alvo são professores de matemática que atuam no Ensino Médio e nos Anos Finais do Ensino Fundamental, ou seja, licenciados em matemática. Porém, consideramos que qualquer pessoa interessada no tópico pode se beneficiar das atividades aqui propostas, sejam professores de outras áreas e outros níveis de ensino, bem como futuros professores. Por fim, estudantes no final da Educação Básica que queiram revisar o conteúdo de números racionais também são bem-vindos. Sendo assim, gostaríamos que o curso fosse livre para qualquer pessoa interessada.
  • Professor(a) responsável: LUCIO TUNES DOS SANTOS
  • Professor(es) do curso: RITA SANTOS GUIMARAES.


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INCLUSÃO NA PRÁTICA: COMO ENSINAR MATEMÁTICA (E OUTRAS DISCIPLINAS) A TODOS OS ALUNOS

Informações gerais do curso:

  • Sigla: EDU-0288.
  • Oferecimento: 003.
  • Unidade: FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
  • Ementa: o curso tem como foco a problematização de questões que envolvem o ensino de matemática e de outras disciplinas na educação básica, a partir dos pressupostos da educação inclusiva. como planejar e desenvolver uma aula para todos os alunos sem a necessidade de diferenciações e adaptações (que são modos de excluir alguns estudantes) constitui o tema central que será abordado neste curso. a partir de textos que tratam do ensino para todos e tomando como exemplo a matemática, serão discutidas as possibilidades de construção de contextos educacionais em que todos os alunos possam participar e aprender a partir de suas possibilidades..
  • Pré-requisito: Nenhum.
  • Tipo do curso: DIFUSÃO.
  • Certificação: Os cursos de difusão emitem ATESTADO quando são PRESENCIAIS e DECLARAÇÃO DE FREQUÊNCIA quando são à distância.
  • Público-alvo: Professores da Educação Básica (anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio) e demais interessados no desenvolvimento de estratégias de ensino que possibilitam a participação e aprendizagem de todos os alunos nas salas de aula comum do ensino regular..
  • Professor(a) responsável: MARIA TERESA EGLER MANTOAN
  • Professor(es) do curso: MARIA TERESA EGLER MANTOAN , JOSÉ EDUARDO DE OLIVEIRA EVANGELISTA LANUTI.


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ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: O ESTUDO DE CASO FUNDAMENTADO NO MODELO SOCIAL

Informações gerais do curso:

  • Sigla: EDU-0289.
  • Oferecimento: 002.
  • Unidade: FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
  • Ementa: O estudo do caso como parte essencial do AEE, o modelo de barreiras socialmente impostas de representação da deficiência, as implicações deste modelo de representação para o estudo de caso e desenvolvimento do plano de AEE..
  • Pré-requisito: Nenhum.
  • Tipo do curso: DIFUSÃO.
  • Certificação: Os cursos de difusão emitem ATESTADO quando são PRESENCIAIS e DECLARAÇÃO DE FREQUÊNCIA quando são à distância.
  • Público-alvo: Profissionais da educação de qualquer nível que tenham interesse em refletir sobre uma educação de qualidade para todos..
  • Professor(a) responsável: MARIA TERESA EGLER MANTOAN
  • Professor(es) do curso: MARIA TERESA EGLER MANTOAN , DANIEL DE RAEFFRAY BLANCO NASCIMENTO.


http://ins.extecamp.unicamp.br/url_curta/173tl

A DIFERENÇA NAS ESCOLAS

Informações gerais do curso:

  • Sigla: EDU-0290.
  • Oferecimento: 003.
  • Unidade: FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
  • Ementa: Diversas formas de pensar a diferença na escola. Contraposição entre diferença e diversidade. Contextualizando a reflexão sobre a diferença através de manifestações artísticas (literatura, canções, imagens e outros). Experiência reflexiva sobre práticas escolares e diferenciações entre os alunos, sob ponto de vista multicultural crítico. Questionamentos sobre conceitos como diferença, identidade e inclusão tendo como pano de fundo uma escola aberta a todos..
  • Pré-requisito: Nenhum.
  • Tipo do curso: DIFUSÃO.
  • Certificação: Os cursos de difusão emitem ATESTADO quando são PRESENCIAIS e DECLARAÇÃO DE FREQUÊNCIA quando são à distância.
  • Público-alvo: Voltado a qualquer profissional interessado em educação: professores, gestores, professores de AEE, demais membros da comunidade escolar..
  • Professor(a) responsável: MARIA TERESA EGLER MANTOAN
  • Professor(es) do curso: MARIA TERESA EGLER MANTOAN , MARIA ISABEL SAMPAIO DIAS BAPTISTA.


http://ins.extecamp.unicamp.br/url_curta/0jp9v

ENTENDENDO A INCLUSÃO ESCOLAR COMO UM DIREITO

Informações gerais do curso:

  • Sigla: EDU-0333.
  • Oferecimento: 001.
  • Unidade: FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
  • Ementa: O que é um direito indisponível. A indisponibilidade do direito ao acesso à educação trazida pela Carta Magna de 1988. O direito à educação como obrigação legal imposta ao Estado, família, escola e a todos os envolvidos no processo educativo. O conceito de absoluta prioridade, trazido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente ECA de 1990. O sistema de ensino brasileiro estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB de 1996. Avanços na legislação brasileira: Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva PNEEPEI de 2008 e a Lei Brasileira de Inclusão LBI de 2015. A inclusão escolar como um direito: estudo de casos pedagógicos..
  • Pré-requisito: Nenhum.
  • Tipo do curso: DIFUSÃO.
  • Certificação: Os cursos de difusão emitem ATESTADO quando são PRESENCIAIS e DECLARAÇÃO DE FREQUÊNCIA quando são à distância.
  • Público-alvo: voltado a qualquer pessoa interessada em educação inclusiva e seus fundamentos legais: professores, gestores, professores de AEE, demais membros da comunidade escolar, pais..
  • Professor(a) responsável: MARIA TERESA EGLER MANTOAN
  • Professor(es) do curso: MARIA TERESA EGLER MANTOAN , MARIA ISABEL SAMPAIO DIAS BAPTISTA.


http://ins.extecamp.unicamp.br/url_curta/11qwd

A LINGUAGEM DA MÚSICA E A PRIMEIRA INFÂNCIA

Informações gerais do curso:

  • Sigla: EDU-0426.
  • Oferecimento: 001.
  • Unidade: FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
  • Ementa: Uma pergunta para começar: o que faz a música ser tão encantadora e familiar para todas as pessoas, ao mesmo tempo que tão inacessível? E por quê, mesmo fazendo parte do currículo por lei, ela não pertence às crianças? A infância é o tempo de descobrir, de se encantar, de inventar, tornar possível todas as formas de expressão. A infância é o tempo de subverter a realidade ao toque das mãos (RICHTER, 2007), criando obras de arte nunca vistas ou pensadas. A Infância não é para ser manipulada e treinada, nem plastificada ou normalizada. A infância é a novidade, infinitas possibilidades... Precisamos de uma perspectiva para a música que abrace essa infância que pertence à criança. Este curso é destinado a professores que trabalham na Educação Infantil, e visa apresentar a Música do ponto de vista da criação, e não da repetição e treinamento. A partir de uma concepção de que a Música é feita, primeiramente, de sons intencionalmente organizados, o conteúdo do curso se desenvolve com os fundamentos da pesquisa sonora, dialogando com a abordagem de Reggio Emilia de que a criança é uma pesquisadora..
  • Pré-requisito: Nenhum.
  • Tipo do curso: DIFUSÃO.
  • Certificação: Os cursos de difusão emitem ATESTADO quando são PRESENCIAIS e DECLARAÇÃO DE FREQUÊNCIA quando são à distância.
  • Público-alvo: Professores, gestores, e demais profissionais que trabalham com a Educação Infantil..
  • Professor(a) responsável: MARIA TERESA EGLER MANTOAN
  • Professor(es) do curso: MARIA TERESA EGLER MANTOAN , FRANCINE ALVES DOS REIS , ROBERTA ROCHA BORGES.


http://ins.extecamp.unicamp.br/url_curta/7fz5w

ESCOLA 4.0 - EDUCAÇÃO STEAM USANDO A PLACA MICRO:BIT

Informações gerais do curso:

  • Sigla: FEE-0233.
  • Oferecimento: 001.
  • Unidade: FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO.
  • Ementa: Educação STEAM: como, onde e por que? Desvendando a placa Micro:bit. O ambiente Makecode. Brincando com Sensores e Atuadores. Pensamento computacional usando fluxogramas. Potencializando habilidades com a ajuda do Tinkercad. .
  • Pré-requisito: Nenhum.
  • Tipo do curso: DIFUSÃO.
  • Certificação: Os cursos de difusão emitem ATESTADO quando são PRESENCIAIS e DECLARAÇÃO DE FREQUÊNCIA quando são à distância.
  • Público-alvo: Este curso é para professores, diretores, coordenadores e entusiastas: do ensino com tecnologia, da cultura Maker e do Aprendizado Baseado em Projetos..
  • Professor(a) responsável: FABIANO FRUETT
  • Professor(es) do curso: FABIANO FRUETT.


http://ins.extecamp.unicamp.br/url_curta/46v3g

MOOCs - Cursos Online, Abertos e Massivos
(parceria Coursera)

Cursos oferecimento contínuo

A Extecamp possui um serviço de suporte ao Ensino Digital?

A Extecamp disponibiliza Suporte para Moodle e outras ferramentas de apoio ao Ensino Digital. Este suporte pode ser acionado por meio do e-mail ead@extecamp.unicamp.br.

Existe alguma plataforma de ensino específica a ser utilizada nos Cursos de Extensão?

Não. O docente é livre para escolher o Ambiente Virtual de Aprendizagem que preferir para seu curso. Entretanto, vale salientar que o MOODLE está integrado com o Sistema de Administração de Cursos da Extensão – ADM. Essa integração torna o processo de inserção dos alunos matriculados automática nesse Ambiente. No caso de utilizar outros ambientes, a inserção dos alunos matriculados precisa ser feita manualmente pelo professor responsável pelo curso.

Escolher entre Ambientes Virtuais de Aprendizagem integrados ao Sistema de Administração de Cursos.

Ao entrar em Sistemas EXTECAMP, na área de professor, vá em “Meus Cursos” e selecione o curso para o qual deseja instanciar o Ambiente. Nas configurações do curso, haverá a opção “Ambiente do MOODLE”. Para mais informações, veja Como faço para criar uma área do Moodle no meu curso de Extensão?

O que são MOOCs? Como a Unicamp se associa à Coursera para oferecer MOOCs?

MOOCs são Cursos Massivos Abertos Online (do Inglês, Massive Open Online Courses). São cursos desenhados de forma que podem ser oferecidos para milhares de alunos ao mesmo tempo. Em geral são gratuitos e de oferecimento contínuo.

A Unicamp tem parceria com a plataforma Coursera para oferecimento de MOOCs desde 2014, com uma homepage exclusiva. Esses MOOCs são abertos a qualquer pessoa, o acesso ao conteúdo é gratuito e, caso o aluno queira o certificado, precisa pagar uma taxa para sua emissão. O Coursera também possui um Programa de Apoio Financeiro para os alunos que não têm condições de pagar pela emissão do certificado.

Os MOOCs têm uma estrutura fortemente baseada em videoaulas curtas (4 a 7 minutos) que podem ser complementadas com outros materiais como leituras, fóruns e várias ferramentas de avaliação, que vão desde exercícios de múltipla escolha, falso ou verdadeiro, questões abertas, até exercícios de programação.

Na Unicamp, os MOOCs oferecidos na plataforma Coursera são classificados como Cursos de Extensão na Modalidade Difusão, gerenciados pela Escola de Extensão (Extecamp) e precisam ser aprovados nas Unidade de Ensino e Pesquisa que os oferecem, nas instâncias necessárias, sendo a última delas, a Congregação. O tempo da tramitação dessa aprovação depende do calendário das reuniões dessas instâncias nas Unidade.

A Extecamp disponibiliza a plataforma MOODLE que está integrada com seu Sistema de Administração de Cursos e pode ser utilizada para o oferecimento de cursos a distância.

Há tutoriais sobre Ambientes Virtuais e ferramentas para o Ensino Digital?

Sim, dentro de nossa própria Wiki existem tutoriais em vídeo sobre os ambientes virtuais e ferramentas de web conferencia.

O que é o oferecimento contínuo?

Oferecimento contínuo é uma forma de oferecer um curso por um longo período nas modalidades Curso Aberto ou Curso de Difusão, a distância, sem pré-requisitos de escolaridade, com o objetivo de propiciar ao aluno a possibilidade de se inscrever e participar do curso quando desejar. Este formato de oferecimento contínuo não se aplica a outras modalidades de cursos previstas na Deliberação CEPE-A-023/2020.

Como funcionam as orientações aos alunos matriculados?

 O docente responsável é capaz de produzir uma mensagem de envio automático para o aluno que acabou de se matricular no curso.

Essa mensagem serve para transmitir ao aluno informações cujo docente considera importante saber ao início do curso, como sobre o ambiente de ensino, dicas de estudo, métodos de encontro entre docente e aluno (caso aplicável) e contato do suporte em caso de problemas.

Para saber onde configurar essa mensagem, recomendações de conteúdo e modelos, acesse Orientação aos estudantes sobre os cursos EAD e semipresenciais.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE APRENDIZAGEM DIGITAL NA EXTENSÃO

Dúvidas Frequentes

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